Skip to content

Manual de redação da presidência da república resumo

Junte-se aos mais de 5 milhões de leitores e compartilhe experiências literárias. Questões de Concursos Públicos - Estude tudo sobre Manual de Redação da Presidência da República O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe manual de redação da presidência da república resumo da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG no 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior. Conheça a nova edição do Manual de Redação da Presidência da República aqui.

6 visualizações. Abaixo Resumo do Manual de Redação da Presidência da República 1. MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Manual de Redação da Presidência da República Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior.

Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. Sep 03, · Nessa aula, o professor Sidney Martins fala sobre Manual de Redação da Presidência da República assunto importante para você que busca a tão sonhada aprovação em concurso na área de. Um resumo com os principais tópicos contidos no MRPR para quem precisa dar aquela revisada para a prova da Caixa Econômica de amanhã ou para aqueles que farão este ano qualquer prova que exija conhecimentos sobre essAuthor: Francisco Diniz. B concisão e clareza. Fala aí, meu amigo concurseiro, vamos a mais um resumo para facilitar seus estudos. B concisão e clareza. Aspectos gerais da redação. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se por impessoalidade, uso de padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

A obra foi dividida em duas partes. Manual de Redação da Presidência da República, vinte e sete anos após presidir a Comissão encarregada da primeira edição desta obra. Publicada a 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República. “Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, não existe um padrão oficial de linguagem que deve ser usado na redação de .

Abaixo Resumo do Manual de Redação da Presidência da República 1. Aspectos gerais da redação oficial. O Manual de Redação da Presidência da República é uma diretriz, de cunho oficial, que norteia as regras e técnicas da língua portuguesa utilizada na construção da literatura redacional dos atos oficiais e do processo legislativo da Presidência da República Federativa do Brasil [2]. Com o fito de simplificá-los e manual de redação da presidência da república resumo uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial.Author: Tereza Cavalcanti. Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG no 2, de , DOU de ): Gilmar manual de redação da presidência da república resumo Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior, Carlos Eduardo Cruz de Souza Lemos, Heitor Duprat manual de redação da presidência da república resumo de Brito Pereira, Tarcisio Carlos manual de redação da presidência da república resumo de Almeida Cunha, João. Segundo os pré-requisitos exigidos do grupo de participantes, processa-se o desenvolvimento da prática de comunicação oficial, tanto de leitura como de redação propriamente dita. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República) – Resumo.

2 MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA _____ 3a edição, revista, atualizada e ampliada 3 Michel Temer Presidente da manual de redação da presidência da república resumo República Eliseu Padilha Chefe da Casa Civil da Presidência da República Gustavo do Vale Rocha Subchefe para Assuntos Jurídicos Jandyr Maya Faillace Neto Subchefe Adjunto manual de redação da presidência da república resumo de Gestão Pública Fernanda Rodrigues Saldanha Azevedo Coordenadora do Centro de .” Todas as comunicações oficiais precisam seguir um padrão de escrita, por isso há a necessidade de um manual. Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG nº 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior, Carlos Eduardo Cruz de Souza Lemos, Heitor Duprat de Brito Pereira, Tarcisio Carlos de Almeida Cunha, João.

A . A Redação Oficial é tema de diversos concursos espalhados pelo Brasil afora, e cada vez mais cobrada em provas de diversas bancas. Publicado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, na forma da Portaria nº 2 de 11 de janeiro de (Diário Oficial da União de 15 de janeiro de ). Dicas de correspondência e documentos oficiais: 1. Descubra a melhor forma de comprar online. Bons estudos!

Fala aí, meu amigo concurseiro, vamos a mais um resumo para facilitar seus estudos. Dentre as alterações mais significativas para o dia a dia da nossa administração é a EXTINÇÃO dos documentos MEMORANDO e AVISO.Manual de Redação Oficial da Presidência da República Resumo elaborado com base no Manual e resolução de exercícios (provas CESPE) 1) Características: Precisa de manual de redação da presidência da república resumo um órgão público envolvido. Manual de Redação da Presidência da República Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. Com a edição do Decreto n o , de , foi autorizada a criação de uma Comissão para rever, simplificar e uniformizar as normas de redação de atos oficiais utilizadas desde Apresentou-se, então, a primeira edição do Manual de Redação da Presidência da República. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e.

O Manual de Redação da Presidência da República é uma diretriz, de cunho oficial, que norteia as regras e técnicas da manual de redação da presidência da república resumo língua portuguesa utilizada na construção da literatura redacional dos atos oficiais e do processo legislativo da Presidência da República Federativa do Brasil [2]. compreensão e a produção de textos manual de redação da presidência da república resumo da Redação Oficial, de forma correta e adequada às características de cada documento. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A Comissão era composta por profissionais exemplares e empenhados no sucesso da tarefa assumida, a quem agradeço nominalmente: Nestor José Forster. O Manual de Redação da FGV DIREITO RIO teve como fontes de pesquisas o Manual de Redação da Presidência da República; o Manual da Redação do jornal Folha de São Paulo; o Manual de Redação e Estilo do jornal O Estado de São Paulo, de Eduardo Martins; o Manual de Redação da PUCRS, a Nova Gramática do. RESUMO do texto "As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do. Feb 06,  · Nesse vídeo, a professora de Redação e de Língua Portuguesa do Rico Domingues, Mercedes Bonorino, fala sobre o manual de redação da Presidência da República. O que é Redação Oficial 2.

Essa informação está no capítulo 5 do Manual. Resumo de Redação Oficial. Redação de correspondência e documentos oficiais – Resumo. Conceitos, elementos, características, natureza, classificação. Falando hoje sobre: Redação oficial, Manual de Redação da Presidência da República Porém, saiba que este resumo não te exime de fazer questões, revisões periódicas e inclusive acrescentar novas informações que porventura não estejam aqui. Sugiro que também olhe o Manual de correspondência oficial para você ter uma ideia completo do assunto: Manual de redação da Presidência da República. REDAÇÃO OFICIAL | Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) * Principais Tópicos! A Comissão era composta por profissionais exemplares e empenhados no sucesso da tarefa assumida, a quem agradeço nominalmente: Nestor José Forster.

Conheça a nova edição do Manual de Redação da Presidência da República aqui. “Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, não existe um padrão oficial de linguagem que deve ser usado na redação de correspondências oficiais”. Em face dessa caracterização e do fragmento de texto oficial acima, julgue certo (C) ou errado (E) os itens que se seguem. Este manual vem se somar ao conjunto de materiais sobre redação disponíveis para os profissionais da Secretaria de Vigilância manual de redação da presidência da república resumo em Saúde (SVS), como o Manual de redação da Presidência da República (BRASIL, ), associado aos outros publicados pelo Ministério da Saúde (MS). Manual de Redação da Presidência da República - 2a Edição (Portuguese Edition) - Kindle edition by Presidência da República. Apesar dessa alteração não estar presente no novo Manual da Redação, ela é válida desde a sua manual de redação da presidência da república resumo publicação, que se deu em 01 de maio de O Manual de Redação da Presidência da República: pontos de destaque.

Descubra a melhor forma de comprar online. MAIS UMA DICA MB! Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, o Manual de Redação Oficial da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente.Atualmente encontra-se em sua terceira edição [3Autor(es): manual de redação da presidência da república resumo Presidência da República. Confira as questões de concursos aqui no [HOST] Após nove meses de intensa atividade da Comissão presidida pelo hoje Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, apresentou-se a primeira edição do Manual de Redação da Presidência da Repú[HOST]: Kindle. Após nove meses de intensa atividade da Comissão presidida pelo hoje Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, apresentou-se manual de redação da presidência da república resumo a primeira edição do Manual de Redação da Presidência da República.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Manual de Redação da Presidência da República, vinte e sete anos após presidir a Comissão encarregada da primeira edição desta obra. Publicada a 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de , que estabelecia quinze padrões. Esse é o documento que não só estabelece normas de comunicação oficial no serviço público, mas também estabelece normas oficiais em relação à língua portuguesa no Brasil. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de , que estabelecia quinze padrões.

O Manual de Redação da Presidência da República simplificou e uniformizou as comunicações no serviço público. Porém, saiba que este resumo não te exime de fazer questões, revisões periódicas e inclusive acrescentar novas informações que porventura não estejam aqui. De acordo como o Manual de Redação da Presidência da República, para que uma mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, demanda-se que haja A padrão ofício. Além disso, continua dizendo manual de redação da presidência da república resumo que “é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos”. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, o Manual de Redação Oficial da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos manual de redação da presidência da república resumo diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente. Vida nova! Somos a maior rede social do Brasil criada especialmente para quem ama ler.

No dia 11 de janeiro de , o Presidente da República autorizou a revisão, atualização, uniformização e simplificação das normas de redação de atos e comunicações oficiais, resultando na publicação da primeira edição deste Manual de Redação da Presidência da República. Comissão encarregada de elaborar, manual de redação da presidência da república resumo sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG nº 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior, Carlos Eduardo Cruz de Souza Lemos, Heitor Duprat de Brito Pereira, Tarcisio Carlos de Almeida Cunha, João. Redação de correspondência e documentos oficiais – Resumo.

Apesar dessa alteração não estar presente no novo Manual da Redação, ela é válida desde a sua publicação, que se deu em 01 de maio de O Manual de Redação da Presidência da República: pontos de destaque. Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a manual de redação da presidência da república resumo primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG o 2, de ,n DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial. No dia 27 de dezembro de , quase no apagar das luzes do Governo Temer, a Presidência da República lançou a nova edição do Manual de Redação Oficial (o que norteia a maioria das provas de concurso público sobre o assunto). Tudo novo! Resumo de redação oficial Características: Impessoalidade, uso do padrão culto da língua, concisão e clareza, formalidade e uniformidade (decorrem do artigo 37 da CF “LIMPE”).

Encontre Livro: Manual De Redação Da Presidência Da República - Livros, Revistas e Comics no Mercado Livre Brasil. Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe manual de redação da presidência da república resumo da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual manual de redação da presidência da república resumo de Redação da Presidência da República (Portaria SG n o 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes. Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, manual de redação da presidência da república resumo a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG o 2, de ,n DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior. Vida nova! Use features like bookmarks, note taking and highlighting while reading Manual de Redação da Presidência da República - 2a Edição (Portuguese Edition). Ano novo!

Junte-se aos mais de 5 milhões de leitores e compartilhe experiências literárias. Aspectos gerais da Redação Oficia1. Publicado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, na forma da Portaria nº 2 de 11 de janeiro de (Diário Oficial da União de 15 de janeiro de ). A forma da identificação deve ser a seguinte: (espaço para assinatura) NOME Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Como forma de revisar o Manual de Redação Oficial, fizemos um resumo contendo os principais aspectos do Manual. Introdução ao Manual de Redação da Presidência. Neste post, você vai conhecer as mudanças que ocorreram no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, que já está na sua terceira edição e foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de dezembro de Descrição: O manual de redação oficial da presidência da república original, expedido pela casa civil da manual de redação da presidência da república resumo presidência da república, conforme sua última atualização realizada.

O texto oficial dever ser inteligível e transparente pela sua finalidade de informar. Com a edição do Decreto n o , de , foi autorizada a criação de uma Comissão para rever, simplificar e uniformizar as normas de redação de atos oficiais utilizadas desde Apresentou-se, então, a primeira edição do Manual de Redação da Presidência da República. Melhore sua experiência em . O que é Redação Oficial 2. 2 Fernando Henrique Cardoso Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG n o 2, de, DOU de): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior, Carlos Eduardo Cruz de Souza Lemos, Heitor Duprat. Encontre Livro: Manual manual de redação da presidência da república resumo De Redação Da Presidência Da República - Livros, Revistas e Comics no Mercado Livre Brasil. Manual de Redação Oficial da Presidência da República Resumo elaborado com base no Manual e resolução de exercícios (provas CESPE) 1) Características: Precisa de um órgão público envolvido.

Além disso, continua dizendo que “é inaceitável que um texto manual de redação da presidência da república resumo legal não seja entendido pelos cidadãos”. Correspondência oficial é dividida em alguns tópicos importantes, para evitar uma postagem muito grande e cansativa, essa parte foi dividida pelos tópicos manual de redação da presidência da república resumo a seguir, bons estudos! Informações. Veja a seguir. 0 Votos favoráveis, salvar Salvar Manual de Redação Da Presidência Da República para ler mais tarde. > assunto-resumo > destinatário. Veja uma das questões abaixo. Introdução ao Manual de Redação manual de redação da presidência da república resumo da Presidência.

Veja uma das questões abaixo. Dentre as alterações mais significativas para o dia a dia da nossa administração é a EXTINÇÃO dos documentos MEMORANDO e AVISO. Ano novo!

Normalmente é um conteúdo que vem junto com Português (Língua Portuguesa), porém as questões na prova, muitas vezes se apresentam de forma independente e são cobrados conhecimentos específicos constantes do Manual de Redação da Presidência da. Somos a maior rede social do Brasil criada especialmente para quem ama ler. Conceitos, elementos, características, manual de redação da presidência da república resumo natureza, classificação. Como forma de revisar o Manual de Redação Oficial, fizemos um resumo contendo os principais aspectos do Manual. Correspondência oficial é dividida em alguns tópicos importantes, para evitar uma postagem muito grande e cansativa, essa parte foi dividida pelos tópicos a seguir, bons estudos! O Manual de Redação da Presidência da República simplificou e uniformizou as .

Compartilhar. ITENS ERRADOS: “As comunicações oficiais devem ser padronizadas e, para isso, o uso manual de redação da presidência da república resumo do padrão oficial de linguagem é imprescindível”. Feb 04, · Fernando Henrique Cardoso Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG no 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes manual de redação da presidência da república resumo (Presidente), Nestor José Forster. AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS - O Padrão Ofício(Aviso,Ofício, Memorando), Exposição de Motivos, Mensagem, Telegrama, Fax, Correio Eletrônico. É inaceitável um texto oficial que não seja entendido. salvar Salvar Manual de Redação Da Presidência Da República para ler mais tarde. MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Direito Administrativo Licitação Licitações E Contratos Direito Publico Direito Processual Penal Resumos De Direito Curso De Direito Como Estudar Para Concurso Entendeu Direito Direito. Olá, meus amigos!

Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG no 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, é “ a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil manual de redação da presidência da república resumo da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG n o 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes.

Dicas de correspondência e documentos oficiais: 1. O texto oficial dever ser inteligível e transparente pela sua finalidade de informar ou regular a conduta do cidadão. Neste manual de redação da presidência da república resumo post, você vai conhecer as mudanças que ocorreram no Manual de Redação Oficial da Presidência da República, que já está na sua terceira edição e foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de dezembro de Resumo de redação oficial Características: Impessoalidade, uso do padrão culto da língua, concisão e clareza, formalidade e uniformidade (decorrem do artigo manual de redação da presidência da república resumo 37 da CF “LIMPE”). Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG no 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior, Carlos Eduardo Cruz de Souza Lemos, Heitor Duprat de Brito Pereira, Tarcisio Carlos de manual de redação da presidência da república resumo Almeida manual de redação da presidência da república resumo Cunha, João. Normalmente é um conteúdo que vem junto com Português (Língua Portuguesa), porém as questões na prova, muitas vezes se apresentam de forma independente e são cobrados conhecimentos específicos constantes do Manual de Redação da Presidência da. Em face dessa caracterização e do fragmento de texto oficial acima, julgue certo (C) ou errado (E) os itens que se seguem. Feb 06, · Nesse vídeo, a professora de Redação e de Língua Portuguesa do Rico Domingues, Mercedes Bonorino, fala sobre o manual de redação da Presidência da República, para você se preparar para.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial “é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e. SIMULADO - Manual de Redação da Presidência da República (Cespe) Resolva simulado com 16 questões sobre o Manual de Redação da Presidência da República, elaboradas pela Cespe ( e ). A Redação Oficial é tema de diversos concursos espalhados pelo manual de redação da presidência da república resumo Brasil afora, e cada vez mais cobrada em provas de diversas bancas. nos padrões arcaicos de redação.Price: $4. AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS - O Padrão Ofício(Aviso,Ofício, Memorando), Exposição de Motivos, Mensagem, Telegrama, Fax, Correio Eletrônico. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo”.

Essa informação está no capítulo 5 do Manual. Tem alguns concursos que abordam apenas alguns temas do manual como o concurso do TRF- ES/RJ, então resolvi fazer temas manual de redação da presidência da república resumo separados do manual. Assim, o como ponto de partida é a utilização do Manual de Redação da Presidência da República, do Dicionário Aulete e de outros materiais didáticos auxiliares pertinentes à Redação Oficial. 2 MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA _____ 3a edição, revista, atualizada e ampliada 3 Michel Temer Presidente da República Eliseu Padilha Chefe da Casa Civil da Presidência da República Gustavo do Vale Rocha Subchefe para Assuntos Jurídicos Jandyr Maya Faillace Neto Subchefe Adjunto de Gestão Pública Fernanda Rodrigues Saldanha Azevedo Coordenadora do Centro de Estudos. Incorporar.

Download it once and read it on your Kindle device, PC, phones or tablets. No dia 11 de janeiro de , o Presidente da República autorizou a revisão, atualização, uniformização e simplificação das normas de redação de atos e comunicações oficiais, resultando na publicação da primeira edição deste Manual de Redação da Presidência da República. nos padrões arcaicos de redação. De acordo como o Manual de Redação da Presidência da República, para manual de redação da presidência da república resumo que uma mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, demanda-se que haja A padrão ofício. Veja a seguir. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo”.

ITENS ERRADOS: “As comunicações oficiais devem ser padronizadas e, para isso, o uso do padrão oficial de linguagem é imprescindível”. 2 Fernando manual de redação da presidência da república resumo Henrique Cardoso Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG n o 2, de, DOU de): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster Júnior, Carlos Eduardo Cruz de Souza Lemos, Heitor Duprat. Resolva simulado com 16 questões sobre o Manual de Redação da Presidência da República, elaboradas pela Cespe ( e ). No dia 27 de dezembro de , quase no apagar das luzes do Governo Temer, a Presidência da República lançou a nova edição do Manual de Redação Oficial (o que norteia a maioria das provas de concurso público sobre o assunto).

Milhares de questões de Redação Oficial - Manual de Redação da Presidência da República organizadas, atualizadas e comentadas por professores diariamente. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República) – Resumo. Tudo novo! Falando hoje sobre: Redação oficial, Manual manual de redação da presidência da república resumo de Redação da Presidência da República. Aspectos gerais da redação .De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se por impessoalidade, uso de padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Manual de Redação Oficial novo! Manual de Redação Oficial novo!

Feb 04,  · Fernando Henrique Cardoso Presidente da República Pedro Pullen Parente Chefe da Casa Civil da Presidência da República Comissão encarregada de elaborar, sem ônus, a primeira Edição do Manual de Redação da Presidência da República (Portaria SG no 2, de , DOU de ): Gilmar Ferreira Mendes (Presidente), Nestor José Forster.


html Sitemap xml